O Chile está em alerta vermelho por causa da inesperada erupção do vulcão Calbuco, no sul do país. As autoridades retiraram mais de 4 mil pessoas dentro de um raio de 20 quilômetros. O Calbuco ficou 43 anos inativo, mas sempre foi considerado um dos três vulcões potencialmente mais perigosos do Chile.
As imagens impressionam (veja no vídeo acima). O vulcão, que fica a mil quilômetros da capital, Santiago, entrou em erupção duas vezes no espaço de algumas horas e lançou uma enorme coluna de cinzas e fumaça, que podia ser vista a até 50 quilômetros de distância.
A erupção foi tão forte que chegou a provocar tremores de terra na cidade de Puerto Montt, a maior da região. Imagens da TV chilena mostraram longas filas diante dos postos de combustíveis e engarrafamentos provocados pelos carros que deixavam a cidade.
Autoridades locais decretaram o toque de recolher em Puerto Montt e em outras duas localidades para evitar saques ou roubos nas casas que tiveram que ser esvaziadas. As aulas também foram suspensas.
O ministro do Interior recomendou à população que fique calma e que se mantenha informada. O Chile tem a segunda maior cadeia de vulcões do mundo, depois da Indonésia, com cerca de 500 que são potencialmente ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário