Copenhague (Dinamarca)
Paris (França)
A Cidade Luz passa por uma 'onda' relativamente natural de troca dos automóveis pelas bicicletas. O impulso foi a implantação de rodízio em determinadas áreas da cidade que diminuiu a poluição em até 30% nestas regiões. Após a ação do governo, a população aprovou a medida e aderiu maciçamente ao novo estilo de vida. Em breve, será proibida a circulação de veículos no centro de Paris durante os finais de semana. Até 2020, a intenção é que a medida esteja implantada durante todos os 365 dias do ano.
Em contrapartida, a Prefeitura irá dobrar a malha cicloviária até o período. Atualmente, Paris possui cerca de 400 quilômetros que serão transformados em 800 mil metros de vias dedicadas exclusivamente aos ciclistas.
Chengdu (China)
A China é a maior poluidora mundial, mas tenta reverter este estigma num futuro próximo. A segunda maior economia do mundo é famosa entre outras ações por construir 'do nada' metrópoles totalmente planejadas. A cidade satélite de Chengdu é um destes exemplos. Planejada para facilitar ao máximo o deslocamento dos habitantes entre suas residências e empregos, o local foi erguido de forma que é possível chegar de um lado ao outro da cidade em até 15 minutos, sempre a pé.
Chengdu existe há mais de 2,5 mil anos e abriga cerca de 4,6 milhões de habitantes, mas o governo chinês decidiu construir uma nova cidade satélite ao seu lado para iniciar um projeto megalomaníaco de planejamento urbano. A intenção dos arquitetos responsáveis pela nova cidade é que todos possam se locomover sem a utilização de veículos.
Madrid (Espanha)
A capital espanhola foi radical e proibiu a circulação de carros em diversas regiões da cidade e pretende mais. A intenção do governo local é aumentar ainda mais as áreas restritas a veículos, além de incentivar a utilização de bicicletas. Quem infringir a lei e andar de carro nestas localidades pagará uma multa de R$ 290.
A prefeitura de Madrid está se organizando para que o centro da cidade esteja livre de carros até 2020. A intenção é proibir a circulação por completo na área central e com isso, partir para uma nova etapa que consiste na reorganização viária da região. As novas ruas serão projetadas para o tráfego de pessoas e no máximo de bicicletas.
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