Foto: Adriana Panzini - SCS/PMI
A Acenbi (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba), com apoio da Prefeitura Municipal, promove nos próximos dias 15 e 16 de agosto, no Pavilhão da Viber, a 25ª edição da Festa do Sushi. O tradicional evento, que tem como objetivo divulgar a cultura e os valores da comunidade japonesa junto à população e aos visitantes, oferece uma série de atrações, incluindo mais de 60 opções de pratos culinários, apresentação da cantora Karen Ito e do músico Derico no sábado às 21h, Espaço Kids com diversões como o simulador se arremesso de beisebol, bazar com a venda de itens típicos em cerâmica, vestuário e decoração, sorteio de brindes, shows de dança, oficina de origami, entre outros.
As novidades foram apresentadas pelos organizadores em entrevista coletiva realizada nesta terça (4), com a presença dos representantes da Acenbi, o vice-presidente, Roberto Ioneda; o diretor, Patrício Moniwa; o diretor administrativo da Escola de Língua Japonesa, Nitigo Gakko Asayuki Kamada e o vereador Célio Massao Kanesaki, relações públicas da entidade. A entrada é franca, mas quem quiser pode doar um quilo de alimento não perecível que será revertido às entidades atendidas pelo Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba). O horário de funcionamento será das 12h às 23h no dia 15 e das 12h às 16h no dia 16. Informações (19) 3834-2584.
Durante a coletiva de imprensa, Patrício Moniwa destacou a importância do apoio da Prefeitura para a realização da festa, que envolve mais de 200 voluntários em sua realização e tem sua renda destinada à manutenção da Escola de Língua Japonesa da Acenbi. “Sem o suporte e a infraestrutura proporcionados pela parceria com a administração municipal, certamente não conseguiríamos manter por tantos anos este evento, que simboliza a união da comunidade e a consolidação da cultura japonesa em nosso município”, ressaltou Moniwa. “Este ano completamos as bodas de prata da Festa do Sushi, uma celebração que se torna mais relevante em tempos como os que vivemos, com a subversão de valores e corrupção em vários níveis no Brasil. Precisamos mais do que nunca transmitir a importância da ética, trabalho em equipe, determinação e honestidade na formação do caráter das novas gerações. Nosso intuito, através da disseminação da cultura japonesa, é exatamente levar estas diretrizes a um número cada vez maior de pessoas. Todos estão convidados a prestigiar o evento”, acrescentou o diretor.
Moniwa falou também na ocasião sobre a participação do músico Derico, novidade na Festa do Sushi, e que está se apresentando de forma voluntária para colaborar com a arrecadação, sem a cobrança de cachê. “O Derico, como muitos sabem, é um cidadão indaiatubano, reside no município e se identifica muito com a cultura japonesa, por isso se dispôs a contribuir gentilmente com esta iniciativa, uma homenagem à colônia”, explicou o diretor. “Ele já gravou um CD com canções japonesas e lançará seu segundo disco com este tema no evento, que traz inclusive uma música gravada em parceria com a cantora Karen Ito. Tenho certeza de que será uma atração que agradará a todos”, disse.
Sobre a escola Nitigo Gakko
Conhecida também como Nitigo Gakko, a Escola de Língua Japonesa da Acenbi integra o mesmo prédio da Emeb Miyoji Takahara, onde mantém parceria com a Prefeitura de Indaiatuba. Está localizada nas dependências do Centro Esportivo da Acenbi (Rua Chile, 689 – Vila Castelo Branco – Tel. 3834-7108/ 3834-2584). Por não ter fins lucrativos, sua manutenção depende das mensalidades dos alunos e do trabalho voluntário dos associados e da comunidade. A Festa do Sushi representa uma das principais fontes de renda do trabalho voluntário. A escola oferece cursos para crianças e adultos nos períodos diurno e noturno. Além do idioma, são ministradas também aulas de cultura japonesa. Os cursos são destinados a todas as pessoas interessadas em conhecer o idioma e a cultura japonesa. Desde o início de sua fundação, a Escola de Língua Japonesa tem a sua história intimamente ligada à Acenbi. Os primeiros imigrantes que formaram a associação no município tinham entre suas principais prioridades manter uma escola e as atividades esportivas para os filhos. Atualmente, recebe também professores enviados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão, que ministram aulas em estágios periódicos.
Serviço
Pavilhão da Viber - Avenida Almirante Tamandaré, 675 – Cidade Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário