quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Como sair do sedentarismo


O sedentarismo está entre os dez principais fatores de risco que ameaçam a saúde, segundo uma pesquisa sobre a carga global de doenças feita em 2010. Os potenciais prejuízos do sedentarismo e os efeitos benéficos da prática de atividade física são bons motivos para começar a se exercitar. Mas é comum que pessoas desacostumadas à prática de exercícios se sintam desmotivadas pouco depois de iniciar alguma atividade - e voltem para o sofá. Em muitos casos, isso acontece por um mau planejamento. São armadilhas comuns escolher uma modalidade com a qual não se identifique, não adaptar os horários dos exercícios à rotina ou traçar metas impossíveis de serem alcançadas.

Vamos falar um pouco de como podemos driblar esses erros de percursos e sair de vez do sedentarismo. 

Antes de iniciar qualquer atividade física sempre é necessário procurar um medico para avaliar como você esta e garantir que um melhor rendimento durante a atividade e posterior a realização do exercício, as vezes pode se pensar que é apenas uma corridinha e isso não vai fazer nenhum mal, porem seu corpo não esta preparado para isso e pode sem mais prejudicial do que te ajudar.

Também é muito importante procurar um profissional da área de educação física para auxiliá-lo na pratica esportiva, uma pratica errada de exercício pode fazer sua motivação para treinar virar uma pedra no seu caminho, te fazendo voltar para o sofá, então com o auxilio de um profissional o seu desempenho e seu objetivo será alcançado com mais facilidade.

Sempre importante estabelecer metas, porem elas não podem ser absurdas para não desanimar caso não consiga atingi-la, uma pessoa sedentária precisa ir criar uma meta geral e a cada mês ou semana ir criando mini metas para fazer do seu grande objetivo mais fácil de ser alcançado.

Muito importante para você sair do sedentarismo é a escolha correta do exercício, e qual é o mais correto? Esta perguntadeve ser respondida por quem esta querendo sair do sedentarismo, não existe o exercício perfeito, cada pessoa se adapta melhor a um determinado e exercíciopois se uma pessoa realiza um exercício por obrigação e não por prazer, pode ser que o desanimo venha acontecer com mais facilidade.

E o mais importante é a força de vontade não desista após o primeiro tropeço, seja persistente.


Marcelo Stifter

Profº de Educação Física 



Nenhum comentário:

Postar um comentário