Os benefícios da caminhada são inúmeros e estão ao alcance de suas passadas, vão da inibição do apetite à redução do risco de doenças como o câncer de cólon.
Ao ar livre, na esteira ou em trilhas, andar 30 minutos por dia, cinco dias por semana, aumenta o condicionamento físico, fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater doenças, como diabetes, obesidade e hipertensão.
Com apenas 20 minutos do exercício, o cérebro já começa a liberar endorfina e serotonina, duas substâncias que promovem a comunicação entre os neurônios. Enquanto a endofina tem ação calmante e efeito analgésico, a serotonina produz uma sensação de bem-estar.
Estudos revelam que andar por 40 minutos todos os dias é o bastante para melhorar o desempenho cardiovascular de quem sofre de hipertensão. A prática regular ajuda a reduzir os riscos do câncer de cólon e, suar a camisa ajuda a emagrecer porque reduz a fissura que alguns sentem por… chocolate!
“Caminhar é a única atividade física totalmente gratuita. Não é preciso gastar dinheiro com academias ou contratar um personal- trainer.”
Basta vestir roupas leves, calçar um tênis confortável e escolher um lugar tranquilo para a prática. De preferência, longe do barulho e da poluição do trânsito.
Dicas: Vale descer do ônibus três quarteirões antes do desejado e seguir a pé. Ou subir quatro andares a pé em vez de pegar o elevador”, sugere Ravaglia, que só desaconselha a atividade para quem sofre de artrose: “Para esses pacientes, sugiro natação ou hidroginástica. A água reduz os riscos de lesão”.
Outra dica é aproveitar os espaços ao ar livre da cidade, como ruas, parques, áreas esportivas, pois alem de fazer um exercício físico pode se aproveitar a vista, melhorando seu físico e passando uma imagem bonita para seus olhos e cérebro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário