quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A importância da vacinação para cães

Hoje, nós vamos tratar aqui no blog de um assunto muito importante, a saúde. Sim, a saúde, mas não a dos seres humanos, e sim, a dos nossos amiguinhos de quatro patas.

Assim como nós vamos ao médico quando estamos doentes ou tomamos a prevenção através de medicamentos ou injeções, os animais de estimações também precisam estar com a vacina em dia. Para nos auxiliar na explicação da importância da carteira de vacinação pedimos a ajuda das veterinárias Drª Maria Fernanda Nunes e da Drª Renata Bernardinelli, que são nossas parceiras da Bem Estar Vet.

De acordo com a veterinária Maria Fernanda, o procedimento para um cão adulto e filhotes são diferentes, por isso, é necessário sempre buscar um profissional para consultar seu animal “Levando seu pet  ao Médico Veterinário será feita uma avaliação, pois só animais saudáveis devem ser vacinados. O protocolo de animais filhotes e adultos são diferentes.”, já a Drª Renata explica quais vacinas são indicadas para a prevenção de doenças “Para os filhotes iniciamos com a primeira vacina aos 45 dias de vida do animal, a vacina aplicada é a V8 ou V10, que tem a função de prevenir contra as doenças: Cinomose, Coronavírus Canino, Hepatite Infecciosa Canina, Parvovírus Canino, Adenovírus Canino Tipo 2 e Leptospirose. São indicadas de três a quatro doses desta vacina, dependendo da raça e/ou situações,  com intervalos de 21 dias cada uma. Vacina contra Tosse dos Canis ou  Gripe Canina (Adenovírus Canino Tipo 2, Parainfluenza Canina e Bordetella Bronchiseptica) , prevenção de doença infecciosa que afeta o sistema respiratório do animal. É feita com duas aplicações, sendo o intervalo de 21 dias, após a aplicação é anual. Vacina contra Giardíase, uma verminose que é zoonose, ou seja, passa do animal para o humano. Inicia-se  a partir dos 56 dias de vida do animal, são feitas duas aplicações com intervalos de 21 dias cada. Vacina Anti – Rábica , inicia-se a primeira dose sendo única aos quatro meses de vida do animal, após uma aplicação passa ser anual tanto para filhotes quanto para adultos. Os cães adultos, duas doses das vacinas sendo elas iniciais é o suficiente para o sistema imunológico formar os anticorpos e prevenir as doenças.”, acrescenta.

Além dessas vacinas, a veterinária atenta para a prevenção de uma doença crônica, a Leishmaniose “No que se refere ás vacinas temos disponível também a vacina contra Leishmaniose Visceral  Canina, uma doença muito perigosa que acomete cães e seres humanos. O animal deve ter 6 meses completos e são necessárias três  doses a cada trinta dias, com reforço anual, antes de iniciar a vacinação é realizado um exame de sangue.”, explica a Drª Maria Fernanda.

É importante ressaltar que é de extrema importância à orientação e prescrição do Médico Veterinário, sendo segura a utilização de produtos de qualidade e fundamental no processo de vacinação.



Para quem quiser tirar dúvidas sobre procedimentos com as veterinárias adicionem a página da Bem Estar Vet no facebook pelo link: https://www.facebook.com/Bemestarvet-486799174674410/

Também pode entrar em contato para agendar um horário nos seguintes telefones: (19) 3017-0135

(19) 99713-7808

(19) 99922-8142

Se preferir, mande e-mail neste endereço: bemestarvet@hotmail.com

Além de todos esses meios de comunicação, você pode acessar o site da Bem Estar Vet no link: http://www.bemestarvet.com.br



Agora você não tem desculpas para cuidar do seu bichinho!



     Médicas Veterinárias Dra Maria Fernanda e Dra Renata 

Nenhum comentário:

Postar um comentário