quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Dia Internacional do Idoso


Hoje é uma data especial, afinal, é o dia  Internacional do Idoso.

No Brasil, podemos comemorar em dose dupla, pois foi o dia em que foi criado o Estatuto do Idoso, documento que assegura muitos direitos e deveres aos Idosos. É com base neste estatuto que se tem os direitos a saúde, educação, pratica de exercícios físicos, direito a assistência social, entre muitos outros direitos.

Mas, não podemos lembrar dos idosos apenas pela necessidades que ele adquirem com o passar da vida, precisamos lembrar deles por tudo que já fizeram por nossa Cidade e pelo País, lembrar dos desafios que passaram em todas as fases de sua vida, quando criança muitos tiveram que assumir o papel de adulto quando ainda eram crianças e muitas vezes por desafios que tiveram em sua vida foram obrigados, ás vezes, a não aproveitar sua infância como toda criança.

A população idosa tende a aumentar no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País tinha 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em 2012. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o País seja o sexto em número de idosos em 2025, quando deve chegar a 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. 

A expectativa de vida também tende a crescer, devendo chegar a 80 anos em 2041. A expectativa média é de 74,8 anos para bebês nascidos em 2013, segundo o IBGE. Com o envelhecimento dos cidadãos, o funcionamento das políticas públicas se torna essencial para a garantia dos direitos básicos do idoso. 
Contando com tudo isso devemos nos lembrar que também vamos ficar idosos em algum momento, por isso devemos ir sempre cuidando do nosso corpo, para quando chegar na terceira idade, estar com uma saúde melhor pois a cada ano cresce a expectativa de vida. Por isso que a pratica de atividade física deve estar sempre presente na nossa vida.
E hoje passo aqui para desejar um feliz Dia do Idoso para todos, e parabenizar a todos que estão na Terceira Idade e não tem medo de enfrentar os problemas.

(Escrito por: Marcelo Stifter) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário