terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A lista de espera para creches em Indaiatuba inicia este ano letivozerada

Anúncio foi feito em coletiva que também esclareceu a padronização de horários

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã de terça-feira (12) uma coletiva de imprensa para esclarecer a padronização do atendimento das Creches Municipais e anunciar que o ano letivo de 2016 iniciará com a lista de espera para vagas de creches zerada. A secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti, comandou a coletiva e ressaltou que hoje há novas 1.564 vagas em creches e que a padronização de horário irá facilitar a gestão e o atendimento de todas as crianças que no total somam 5.337 matriculas para o ano de 2016O horário de entrada e saída dos alunos, que anteriormente não era definido e ficava entre 6h30 e 17h30, será fixado das 7h às 16h ou das 8h às 17h de acordo com a demanda. O atendimento das Creches está em recesso e retorna no dia 20 de janeiro a partir das 6h30, sendo que essa adequação de horário será feita no decorrer no ano.
Rita explicou, durante a coletiva, que o processo será feito com cautela e diálogo e nenhuma família será prejudicada com essa alteração. “Quero tranquilizar a população e ressaltar que nenhuma família em hipótese alguma será prejudicada com essa padronização, queremos organizar o atendimento e cumprir com a rotina da criança dentro do ambiente escolar, pois a Creche é considerada uma escola e em todas as escolas há regras para serem seguidas. Essa é uma ação importante e será feita com muita precaução, sempre ouvindo as necessidades das famílias, temos um ano inteiro para ter esse diálogo e adequar essa situação da melhor forma possível tanto para a Creche quanto para as famílias” anota Rita e continua. “Este ano pela primeira vez conseguimos zerar a lista de espera das famílias que procuram uma vaga em creche. Foi um trabalho minucioso, com avaliação de demanda e diversas obras de ampliação e construção de novas unidades. Ainda este ano iniciaremos as atividades em mais cinco crechespara ir suprindo a demanda deste ano também”, diz.

APLIAÇÕES E NOVAS CRECHES
Em 2015 foram ampliadas sete creches e construídas outras quatro unidades, ampliando 1.564 vagas. As creches ampliadas foram: Emeb/Creche “Profª Elvira Maria Maffei; Emeb/Creche “Janette Vieira Vaqueiro”; Creche “Profª Vera Tosca Magnusson Belluomini”; Creche “Profª. Esmeralda Martini de Paula”; Emeb/Creche “Profª. Joanna Gurgel”; Emeb/Creche “Prof. Galdino Augusto Lopes Chagas” e Creche “José Balduíno de Campos”. Ainda há nove creches que possuem salas que já atendem em período parcial das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sendo elas: Emeb/Creche “Janette Vieira Vaqueiro”; Creche “Profª. Esmeralda Martini de Paula”;Emeb/Creche “Profª. Joanna Gurgel”; Creche José Pavani; Creche Profª Silvia Lúcia Silva Pinto; Creche “Rosinha Candello”; Creche “Prof. Lourdes Falleiros Pedro” e Creche Luciana Cândido Carneiro.
As novas unidades de creche iniciadas em 2015 e que serão concluídas este ano são: Creche do Jardim Bela Vista, localizada na rua Jorge Alves Brown, esquina com rua Elza V. Schulz. Creche terá 813,78 metros quadrados de construção em terreno de 4.050,60 metros quadrados. Serão seis salas de atividades; dois berçários; fraldário; lactário; sala de múltiplo uso; cozinha; despensa; lavanderia; sanitários para funcionários, administrativos e familiar acessível; refeitório; pátio coberto; pátio descoberto; sanitários e vestiários infantis; depósito material pedagógico; secretaria; diretoria; copa; solário e jardim. Construtora Almeida & Associados Construção e Empreendimentos. Cerca de 90% da obra já foi executada. 
Creche do Portal do Sol fica na avenida Domingos Ferrarezzi. Terá dois pavimentos com acessos por rampas cobertas e uma casa de zeladoria. A área total de construção é de 1.694,07m². No pavimento térreo serão construídas cinco salas de aula ou berçários; secretaria; coordenação; depósito/arquivo; sanitários de funcionários; triagem de alimentos; despensa; cozinha; refeitório; pátio coberto; pátio descoberto; sanitários públicos acessíveis; sala de reuniões; sala de atendimento individual – reforço, e elevador. Para o pavimento superior estão projetados três berçários; duas salas de aula que podem ser usadas como berçários; sala de professores; lactário; vestiários de funcionários; triagem de alimentos; despensa; cozinha; refeitório; pátio coberto; pátio descoberto; sanitários públicos acessíveis e solários. Construtora FCBA. 
A Creche do Jardim Paulistano fica na rua Itaquera e terá 1.419,87m² de construção, com quatro berçários e mais quatro salas de aula com banheiro que também poderão ser revertidas em berçário. As instalações contarão com cozinha; triagem; despensa; refeitório; área de serviços; rouparia; copa; vestiários; lactário e sanitários acessíveis. A parte administrativa terá secretaria; salas de coordenação, de professores e de reuniões e arquivo. O prédio terá pátio coberto; pátio descoberto; solário; estacionamento e casa de zeladoria. 
Creche do Campo Bonito integra o projeto habitacional e receberá os alunos 140 alunos a partir do dia 20. Oferecerá oito salas, sendo duas de creche I para crianças até 1 ano de idade, com área de repouso, fraldário e de alimentação; duas salas para creche II, para crianças de 1 a 2 anos, também com área de repouso e sanitários; duas salas para creche III, que atenderá crianças de 2 a 4 anos, com área de repouso; e duas salas para pré-escola, que atenderá crianças entre 4 e 6 anos. A unidade ainda contará com sala múltiplo uso; sanitários; vestiários de funcionários; cozinha; copa; lactário; área de serviços; rouparia; lavanderia; secretaria; diretoria; sala de professores; recepção; almoxarifado; sanitários; pátio coberto; pátio descoberto; playground; solário e estacionamento. O prédio totaliza 991,05 metros quadrados de construção.
A Creche do Mato Dentro ficará no antigo prédio da usina de Leite e está com licitação aberta para início de obras neste ano. O local receberá 105 alunos e irá atender crianças do Veredas da Conquista e desafogar as unidades do Residencial Parque Indaiá. 

ADEQUAÇÃO DE HORÁRIOS
As Creches foram incorporadas à Educação, conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/1996). Portanto a Creche é uma modalidade da Educação Infantil que atende de 0 a 5 anos. Sendo assim, cabe aos Sistemas de Ensino normatizar o atendimento, adequando-o às novas diretrizes. Desde 1998 as Creches Municipais de Indaiatuba vêm passando por mudanças para se enquadrarem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Para regulamentação do atendimento é necessário, entre algumas normatizações, o estabelecimento de Calendário Escolar, com dias de atendimento e agendamento de férias para as crianças e professores, assim como o horário de entrada e saída. 
A alteração do horário das Unidades em 2016 com entrada às 7h ou 8h e saída às 16h ou 17h, atende ao disposto na legislação citada e este horário já é ofertado em Indaiatuba para a população da Educação Infantil, na modalidade Pré-escola.
A Secretaria de Educação ressalta que é importante o entendimento de que a Creche não tem mais o caráter social de atender às necessidades das famílias menos favorecidas, como era anteriormente à referida Lei. A Creche é Educação, é Escola e por isso ‘Direito de Todos’, independentemente dos pais trabalharem ou não. É direito das crianças! As normatizações são necessárias para melhorar o atendimento da população nesta faixa etária.
As famílias que tiverem comprovadamente dificuldades com a mudança no horário, devem procurar o gestor da Unidade Escolar onde os filhos estiverem matriculados e juntos definirem um período para adequação às mudanças. Nenhuma criança deixará de ser atendida ou terá o atendimento prejudicado em virtude do horário proposto. Através do diálogo entre os pais ou responsáveis e a escola, serão feitas as adequações necessárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário