segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Umas das ferramentas utilizada na barragem do rio Capivari-Mirim é omonitoramento de águas subterrâneas


Dados obtidos garantem segurança operacional da Obra.

A construção da barragem do rio Capivari-Mirim, é uma obra de engenharia, planejada para ter uma área de espelho-d´água de 41,1 hectares (411 mil m²), exige um monitoramento constante de diversos fatores.
Um destes fatores é a pressão exercida pelo volume de água no maciço da barragem. Uma das ferramentas usadas para monitorar é o piezômetro, que consiste num poço de observação no qual é medido o nível do lençol freático ou a altura piezométrica (altura de uma coluna de água medida em um piezômetro, que corresponde à pressão hidrostática no local de medição). São instrumentos desenvolvidos para monitoramento de águas subterrâneas. Podem ser instalados permanentemente para monitoramento de curto ou longo prazo do nível e qualidade da água e na determinação inicial de plumas de contaminantes em águas subterrâneas, amostragem de voláteis e gases.
Foram instalados sete piezômetros na área da barragem, a pedido da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, que serão monitorados pela empresa Planegeo - Consultoria e Diagnóstico Ambiental, Projetos e Serviços Geológicos pelo período de um ano. Utilizam um Dataloger (equipamento que reúne valores de medição de diferentes parâmetros) para emitir um relatório com os dados geológicos para este estudo.
Os dados obtidos descrevem as ações necessárias que garantem segurança operacional da obra, tornando totalmente segura a reservação deste volume de água



Nenhum comentário:

Postar um comentário