sexta-feira, 10 de julho de 2015

Este ano, a tradicional FENUI (Festa das Nações Unidas de Indaiatuba) ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2015

A AEEI (Associação das Entidades Étnicas de Indaiatuba), uma ONG de autênticas comunidades étnicas, em parceria com a Prefeitura Municipal e através de trabalho voluntário – mais uma vez vêm compartilhar sua rica experiência cultural e gastronômica, num ambiente festivo e bastante familiar, com moradores de Indaiatuba e macrorregião. Este ano, a tradicional FENUI (Festa das Nações Unidas de Indaiatuba) ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2015 – sendo R$ 4,00 de entrada em cada dia, mas especialmente no almoço de domingo a entrada é FR

Esta edição da FENUI faz homenagem especial aos 80 anos da Imigração Japonesa em Indaiatuba. O início da chegada dos imigrantes japoneses em Indaiatuba ocorreu, quando a família do Sr. Nakaji Gomassako, com quatro membros, chegou na cidade no ano de 1935 e se estabeleceu na Fazenda Pimenta para dedicar-se ao plantio de algodão e arroz como arrendatário. No ano de 1941 vieram as famílias Miura, Imanishi, Miyake e Takahashi e também fixaram-se na Fazenda Pimenta para cultivar o algodão.

Entretanto, o ano de 1947 marca realmente o início da colônia japonesa de Indaiatuba com a vinda das famílias Takahara, Tsumoto, Hayashi, Fujiwara, Kuwahara e Maruyama. Com 18 membros, no dia 07 de setembro de 1947, na Fazenda Pimenta era fundada a 1ª Associação Japonesa Ituana.

No ano de 1952 a associação passou a se chamar Associação Japonesa de Indaiatuba e em 1953 os japoneses conseguiram inaugurar a primeira sede própria na Colônia Bicudo (continuação da rua Candelária) da Fazenda Pau Preto. Esta sede abrigou a escola de língua japonesa, a escola rural primária e as atividades cultural, esportiva e recreativa. Em frente a sede, num amplo terreno de chão batido, aconteceram partidas de baseball, futebol, voleibol, queimada e gincana poli-esportiva.

A produção de tomate crescia ano a ano e a Fazenda Pau Preto e demais áreas rurais que circundavam a cidade tornaram-se insuficientes. Os japoneses partiram à procura de novas terras. Se antes a maior aglomeração de japoneses era na Colônia do Bicudo, agora estes se espalharam por várias propriedades rurais mais distantes.

Para facilitar os encontros dos patrícios, em 1960, com o nome Esporte Clube Nipo Brasileiro de Indaiatuba, foi inaugurada a sede social na rua Humaitá.

• Festa Integrante do Circuito das Frutas
• Apresentações Folclóricas
• Gastronomia Típica
• Parque de Diversões

Nenhum comentário:

Postar um comentário