terça-feira, 15 de julho de 2014

Os 40 anos da fundação Maria Luisa e Oscar Americano

 A fundação Maria Luisa e Oscar Americano completou quarenta anos em março deste ano. O casal residiu no local durante vinte anos com os filhos e após o falecimento de Maria Luisa Ferraz Americano, seu marido decidiu doar o local para o governo, a fim de torná-lo publico, e assim, transformando-o em um lugar histórico, é o que explica Claudia Calandra, a diretora administrativa “Aqui foi instituído logo após a morte da dona Maria Luisa, mulher do engenheiro Oscar Americano. Como a casa e o parque foi todo idealizado pelo casal, quando ela faleceu, ele achou que não fazia mais sentido continuar aqui e para fazer uma homenagem para ela, em relação a tudo que ela pensou e idealizou, ele resolveu deixar a casa e o parque para a sociedade. E então eternizar esta história deles que é uma história de amor, amor a cidade. Ele sendo uma pessoa muito visionária, teve este desprendimento de deixar esta riqueza aqui para todos compartilharem desta historia.”

Quadro com a pintura de Maria Luisa Americano

Quadro com a pintura do engenheiro Oscar Americano

 Após dois anos da morte de Maria Luisa, em 1974, é que foi doado à cidade de São Paulo, o terreno localizado no bairro do Morumbi, com a casa de 500m² construídos, a coleção de obras de arte e extenso parque. “O valor é incalculável, são 75.000 metros de área verde e 25.000 espécies de plantas diferentes, todas nativas do Brasil.”

Foto da casa localizada no Morumbi  (fundação)

Área verde da fundação

Sobre a fundação

 O objetivo da fundação é oferecer aos visitantes um panorama do passado e do presente do país através de documentos ligados a história, obras de artes, móveis, peças que pertenceram a personalidades importantes, dentre os objetos, leques e louças de ouro, quadros de pintores famosos como Cândido Portinari e Emiliano Di Cavalcante que era amigo da família bem como pintava os quadros na própria residência de Americano. 

 “Acho que a idéia de transformar a fundação em um museu e representar mais o museu com partes de história do Brasil, ligado a família imperial era um gosto próprio dele [Oscar Americano]. Então a idéia foi de comprar documentos nos leilões que representassem a historia do Brasil, porque ele se identificava com essa coisa de termos sido colonizado pelos portugueses e a questão da música que também era um gosto dele próprio que eles iam em vários concertos, viajavam o mundo inteiro para vários lugares, então esta questão da música erudita era uma exigência dele que tivesse na fundação não só o museu, mas também que fosse voltado para essa questão de disseminação de musica erudita .”, conta.

Coleções presentes no museu

 Atualmente a fundação além do museu, contem um auditório recém reformado com a capacidade de 107 pessoas sentadas que é destinado a apresentações musicais e também o espaço externo da casa, o que inclui as áreas verdes, são alugadas para festas, palestras e reuniões, o dinheiro é revertido para manutenção da instituição. Mas, é difícil arrecadar recursos para se manter “Se nós fossemos uma instituição que constrói casas para crianças carentes, creches teriam uma fila querendo contribuir, mas como é para disseminar a música, cultura e arte, não é igual. As empresas não querem aportar recursos.” e acrescenta a diretora administrativa “O objeto social da fundação é manter a casa, o museu, disseminar cultura, mas para isso a gente precisa de recurso.”

Claudia Calandra - diretora administrativa

 Para as pessoas que quiserem conhecer a fundação podem contar com uma visita guiada que proporciona a explicação das peças e histórias dos objetos encontrados no museu. Também pode estar em contato com a natureza ou apenas freqüentar o salão de chá que fica nas dependências para fazer uma degustação das delicias disponíveis no cardápio de modo a aproveitar a visão do cenário, pois o ambiente é repleto de vidro que reflete a visão geral da área verde presente no local.

Salão de chá

Projetos 

 Os planos futuros são investir em projetos ambientais em conjunto com as escolas e outras Instituições. Divulgar mais a fundação com o intuito de fechar mais festas, pois é um meio de conseguir verba para reinvestir na fundação “Muitas pessoas não sabem que a fundação faz festas, pessoas que moram no Morumbi e não sabem da existência. Conseguir divulgar o suficiente para que as pessoas venham nos visitar e que eles olhem aqui não como um lugar inacessível. Porque como tem o nome da família então às pessoas acham que é um lugar fechado. Só pode ir se for convidado, não, aqui é aberto ao publico.”, analisa.

Área externa da fundação destinada a festas

Lounge decorado para eventos (fundação)

Ingressos

Valor (Entrada inteira): R$10,00
Estudantes (Meia entrada): R$: 5,00
Obs:  Pessoas acima de 60 anos e professores da rede municipal e estadual pagam meia . 

Horario de Funcionamento

De terça a domingo das 10 às 17:30
Endereço: Av. Morumbi, 4.077 – SP
Telefone de contato: (11) 3742-0077

Um comentário:

  1. Conheci a fundação, fui lá mais pela arquitetura. Fiquei triste de ver a piscina aterrada.

    ResponderExcluir