segunda-feira, 28 de julho de 2014

Racionamento de água em São Paulo : início imediato segundo Ministério Público Federal -SP

Nesta segunda-feira o governo de São Paulo recebeu uma recomendação do MPF ( Ministério Publico em São Paulo), que apresente projetos de racionamento para a região metropolitana abastecida  pelo Sistema Cantareira, para início imediato.
Para evitar um colapso  nos reservatórios que abastecem 45% da região metropolitana , pois o volume do Cantareira pode acabar em menos de 100 dias, segundo estudos feitos pela Unicamp.
Geraldo Alckmin e a Sabesp foram criticados pelo MPF-SP porque descartam o racionamento e utilizaram atitudes paliativas como descontos a quem economizar água, quando temos previsão de poucas chuvas para os próximos meses e o baixos índices dos reservatórios continuam preocupando.
A Sabesp e o governador Geraldo Alckimin terão que informar as providências tomadas em relação ao que foi recomendado um prazo de 10 dias, mas o MPF-SP não descarta o racionamento.
O nível do Sistema Cantareira esta em 15,8% e do Sistema Alto Tietê, em 21,3. Em 2013 , no mesmo período do nível do Sistema Cantareira estava em 53,8% e o Sistema Alto Tietê, em 63,7%.
"Os esforços feitos pela Sabesp e pela população correspondem a um rodízio de 36 horas com água por 72 horas sem água, segundo estas informações, a Sabesp discorda da recomendação do MPF-SP, afirmando que  penaliza a populazacao e poderia produzir efeitos inversos daqueles pretendidos pelos procuradores , em nota a Sabesp diz ter os melhores especialistas da América Latina em saneamento , com 40 anos de história da empresa. Portanto, as medidas adotadas por ela está funcionando perfeitamente", informou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário