quinta-feira, 17 de julho de 2014

Benefícios do Pilates e da acupuntura

 No inicio a técnica do Pilates criada pelo alemão, Joseph Pilates, foi idealizada para obter condicionamento físico e mental, após estar recluso com alemães nos campos de Lancaster, Inglaterra ,durante a primeira guerracomeçou a dar aula aos internos  e desenvolvendo na época aparelhos presente nos dias de hoje como o reformer, cadillac, eletric chair, wunda chair, full barrel,tower  e outros, é o que explica Sarah Barnabé, fisioterapeuta e acupunturista “O Pilates foi descoberto pelo Joseph Pilates  na época da guerra e é uma técnica que envolve várias técnicas juntas. Tem um pouco do boxe, ballet clássico, dança, enfim. É uma mistura das técnicas e o intuito foi descoberto para trabalhar reabilitação e depois disso com os benefícios que eles tiveram ai então as pessoas começaram a aderir para trabalhar o condicionamento físico.” e acrescenta ,você pode trabalhar de duas formas: o Pilates solo que você faz no chão com o próprio equilíbrio e peso do corpo e também com bolas, faixas ou com aparelhos que você tem o cadillac que é aquele maior , o reformer que é um carrinho, a chair que é a cadeira e o barril. Esses são os tradicionais. Os benefícios das técnicas são iguais. A única coisa é que os aparelhos podem ser mais confortáveis para uma gestante e para idosos, eu indico mais."
Sarah Barnabé

 Atualmente o Pilates pode ser utilizado não apenas para melhorar o corpo e relaxar, mas também pode ser uma alternativa para ajudar com problemas neurológicos “Hoje no meu consultório eu tenho mais indicações clinicas de ortopedistas que indicam a técnica para trabalhar com alongamento. Porque a técnica é bem completa, ela trabalha alongamento, fortalecimento dos músculos, equilíbrio, coordenação. O Pilates pode trazer muitos benefícios até para problemas neurológicos tenho muitas indicações, atletas, também tem as pessoas que vem em busca de tônus muscular e trabalhar abdômen, enfim.”
 É indicado para crianças a partir de 10 anos, pois hoje muitas estão com problemas de coluna e neurológicos que é preciso aderir ao Pilates em seu tratamento, adultos e idosos. Para as pessoas que não gostam de fazer sempre o mesmo exercício, o procedimento pode mudar a intensidade pode ser alterada para obter melhores resultados e assim tendo uma diversidade nas atividades “O legal da técnica é que você pode modificar muito, tanto o fisioterapeuta na visão de reabilitação como o educador físico, cada um na sua área, eles podem inventar muitos exercícios dentro do Pilates. O Pilates favorece isso.Nos aparelhos tradicionais mesmo você pode fazer uma infinidade de exercícios, de repente você acrescenta uma bolinha ou um peso gradativamente, o que dificulta bastante na realização do exercício, isso para alunos que já fazem aalgum tempo, dando mais resultado.Dá para trabalhar no pilates tradicional variando os exercícios, porque não fica todo o dia a mesma coisa e o aluno gosta bastante.”, ressalta. 
 Os resultados do Pilates podem ser considerados melhores dos que os obtidos nas academias, alem de trabalhar todos os movimentos ajudando no fortalecimento, não ha trofismomuscular ocasionado pela sobrecarga nos aparelhos, obtendo assim o resultado de forma rápida e saudável como analisa a fisioterapeuta “Na academia a pessoa trabalha o trofismo muscular, que é crescer o músculo, e com isso, automaticamente você tem o encurtamento do músculo. Já no Pilates como trabalha alongamento e fortalecimento, então há o crescimento junto com essas duas coisas. Sem sombra de duvidas o Pilates é mais completo que a academia. Se a pessoa ta buscando um tônus bacana o ideal é que a pessoa faça de 3 a 4 vezes na semana. Ou se quiser só o fortalecimento, sem visar o crescimento da musculatura, é indicado 2 vezes por semana.
Acupuntura
 acupuntura foi desenvolvida pelos chineses que trabalhavam no campo, por serem pessoas pobres, eles precisavam deste método para cuidar da saúde e tratavam tudo com a tecnica.  De acordo com a acupunturista, pode ser útil para solucionar uma variedade de problemas, sendo utilizada como auxilio nos tratamento fisioterapeuticos,serve para tratar uma infinidade de coisas, desde unha encravada até queda de cabelo, fatores emocionais, traumas, dores de cabeça, problemas menstruais. Trabalho no Pilates com alongamento e fortalecimento, analgesia na fisioterapia, com massagem, ultrassom, laser, correntes, correntes elétricas e as vezes só com isso eu não consigo ter um beneficio total.Então eu trabalho com a acupuntura para auxiliar no meu trabalho de fisioterapia e pilates, o que tem trazido resultados excelentes de pacientes que em 5 sessões já estão ótimos.
 É feita através dos meridianos do coração, baço, fígado, enfim. Cada um representando uma área. Para colocar as agulhas é preciso passar por uma avaliação para saber os pontos  que vão ser usadas as agulhas, primeiro eu faço a avaliação na língua, pulso do paciente e até a acupuntura auricular, fazendo a avaliação da orelha da pessoa e através desta avaliação dá para saber o que esta em deficiência e o que está em excesso.”, diz.
Acupuntura ( imagem da internet)

 Muitas pessoas tem pavor das agulhas e por este motivo acabam se distanciando da técnica, porem o que muitos não sabem é que pode realizar o procedimento de outras formas “Não uso apenas agulha . Trabalho também com o laser nos pontos de acupuntura que traz o mesmo resultado que as agulhas, a cromoterapia que é a luz de cores e cada cor representa uma coisa, o que me permite fazer uma sedação com uma cor azul, tonificar pontos com outras cores. Tambémexistem as esferas, imãs, cristais, então não é necessário a agulha se a pessoa tem medo ou aflição dá para fazer acupuntura de várias formas. 
 Vale ressaltar que a sessão com a agulha demora em média de quinze a vinte minutos, porem se forem realizadas com cristais ou imãs, depois de aplicados, deve retornar apos uma semana para trocar os pontos.  É um método que traz benefícios a saúde, relaxa e também proporciona mais qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário