É preciso se proteger do calor quando praticar atividade física ao ar livre. Pois vários problemas podem colocar seu treino em risco como: hipertermia, moleza, desidratação, cãibras. É importante manter o corpo sempre hidratado, priorizar tecidos leves e se preocupar com o horário da corrida ao ar livre.
A hipertemia acontece quando o corpo atinge uma temperatura muito alta, prejudicando o funcionamento de muitos órgãos e o próprio metabolismo, os riscos graves à saúde começam a partir de 41 graus, podem ocorrer desmaios, perda de consciência e sangramento no nariz.
Com a redução de líquidos no corpo, o sangue fica mais espesso, a pressão arterial cai e rins, fígado e coração passam a ter funcionamento prejudicado, em estágios mais severos, ocorre perda de coordenação, confusão mental e até a morte.
Durante a corrida, as altas temperaturas do verão podem levar à perda de água e à queda no nível de sódio do corpo. "Além da perda de sódio pelo suor, há o uso deste sal, presente no músculo, quando acaba o glicogênio (substância que serve de fonte de energia para as atividades). Como resultado, há o aumento de contrações espontâneas dos músculos, ou seja, as cãimbras.
Para evitar esse problema, é importante:
1. Alongar e aquecer a musculatura antes de iniciar a atividade física;
2. Hidratar-se antes, durante e após a atividade física;
3. Tomar isotônicos durante os intervalos de corridas intensas;
4. Ingerir carboidratos nas refeições, evitando o uso de proteína muscular como forma de energia.
Falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura podem ser sintomas causados pelo excesso de sol.
É necessário sempre passar protetor solar, usar bonés e beber água sempre, evitar os raios entre 10h e 15h, para evitar a insolação.
O uso de óculos escuros é muito mais do que uma questão estética, a luz ultravioleta pode causar sensação de corpo estranho nos olhos, dor e irritação ocular. O desconforto costuma aparecer de seis a dez horas após a exposição aos raios solares e pode chegar à perda da visão com o passar do tempo.
Óculos de qualidade, que absorvem e refletem os raios solares durante a prática de esportes, ajudam a prevenir doenças oculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário