Segundo estudos mulheres obesas tem mais chance de sofrerem de câncer do que homens obesos. A obesidade em mulheres é responsável por dois tipos de câncer: de mama e de útero após menopausa e o hormônio feminino estrogênio é o culpado.
Quanto mais gordura, mais estrogênio é produzido, uma vez que a produção de estrogênio é influenciada pela quantidade de gordura corporal, o hormônio afeta o revestimento do útero.
No período pós menopausaos altos níveis de estrogênio podem estimular o crescimento anormal de células da mama que podem resultar em câncer.
Nos Estados Unidos foi feita uma pesquisa com dois grupos de pacientes: mulheres obesas e as que haviam feito cirurgia de redução de estômago. Entre as mulheres do segundo grupo o risco de câncer pela obesidade era cerca de 42% menor.
No caso de homens com excesso de peso podem apresentar câncer de pâncreas, cólon e de reto, uma fez que ficam próximos ao estômago, onde se concentra a maior parte da gordura.
Médicos e cientistas afirmam que não entendem ainda a relação entre excesso de peso e a maior chance de contrair câncer, apesar das evidências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário