quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Ansiedade na vida moderna


A Ansiedade é um mecanismo de defesa da área emocional. Ela pode ser definida como uma reação fisiológica a um estímulo externo que pode vir de situações de medo, insegurança ou pressão (tensão).

Ansiedade é uma reação fisiológica que pode ser positiva ou negativa, podendo evoluir na vida moderna para processos psicossomáticos, tais como Síndrome do Pânico, Doenças Cardiovasculares, Doenças Gástricas e etc. A doença se manifesta como um estilo de vida acelerado, acima da média. Este estímulo constante e acelerado é responsável pela manifestação da doença. Para reverter este quadro é necessário retomar a um outro estilo de vida, com pausas programadas, alimentação
saudável, exercícios físicos regulares, e em alguns casos, com Psicoterapia Comportamental, usos de
técnicas de Hipnose Ericksoniana e os medicamentos. 

A Ansiedade dentro de certos limites é natural e útil, uma vez que constitui um valioso recurso adaptativo e incita as pessoas a procurar e encontrar soluções positivas. Neste sentido é uma poderosa fonte de ação e evolução do próprio indivíduo. A Ansiedade equilibrada esta presente no indivíduo mais alegre, criativo motivado e seguro proporcionando um melhor relacionamento comportamanental, tanto no trabalho como na sua vida social, tornando o indivíduo mais produtivo e equilibrado.

Indivíduos com características de liderança que apresentam comportamento mais centrado, mais calmo, mais seguro, e produtivo e motivado tem uma capacidade de se auto perceber quando está muito acelerado, e que permite que ele desacelere por meio de um autoconhecimento, de uma autopercepção das situações do meio externo, tirar conclusões do certo do errado, das fantasias, da

realidade.

Por outro lado, o homem do campo ou mesmo um índio de antigamente, começo do século passado, antes da industrialização, vivia o seu dia a dia sem pressões com seu meio ambiente menos alterado, com todos os recursos naturais a sua disposição, sem conflitos com a natureza, vivia um estilo de vida mais saudável que dificilmente iria desenvolver a doença da ansiedade por que tudo ao seu redor fluía em um mesmo ritmo. Um exemplo desta situação de contraste entre o passado e a nossa atual realidade foi muito bem caracterizada no filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, aonde mostra o operário de uma linha de produção adquirindo o stress do trabalho e desenvolvendo doenças psicossomáticas. Também Freud, durante o desenvolvimento da teoria da Psicanálise, no século XIX, cita o “mal estar da civilização” que é o início da caracterização do stress e o início dos estudos da ansiedade.

Para o tratamento dessas doenças que surgiram com a industrialização acelerada pós crise mundial da década de 30 desenvolvem-se novas técnicas de tratamento para recuperar esse descontrole do ser humano. Milton Erickson desenvolveu a técnica da Hipnose que leva seu nome, utilizando base de vários teóricos da Psicologia e Medicina com o intuito de tratar e desenvolver um indivíduo mais saudável e equilibrado mentalmente e fisicamente. Um bom exemplo desta técnica é a sua utilização em coatching, tanto quanto para atendimentos pós traumáticos, Síndrome do Pânico, pressão arterial alta, dores por LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e outras.Hipnose Ericksoniana é utilizada para reprogramar a mente de crenças limitantes mudando o comportamento do indivíduo e equilibrando a auto percepção no seu emocional resignificando a sua ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário