terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Rio Tietê continua com o título de rio mais sujo de São Paulo

O rio Tietê é o maior rio de São Paulo, com 1.100 km de extensão, e o mais sujo do país, mesmo sendo gasto mais de R$ 3 bilhões em obras para tentar despolui-lo nas ultimas duas décadas.

Assim como foi feito no Tâmisa, em Londres e no Sena, em Paris, o primeiro projeto de despoluição do Tietê, nasceu há 23 anos atras. Mais da metade da água do rio Tietê era inutilizáveis em 1993, e hoje chega perto de 12%, concentrados na região metropolitana de São Paulo.

Se a despoluição estivesse funcionado hoje o Tietê poderia ser uma ótima alternativa para o abastecimento de água no Estado, porque tem mais capacidade que todo o Sistema Cantareira, resolvendo esta grave crise hídrica que estamos passando.

O Tietê continuaria muito poluído, mesmo se 100% do esgoto da cidade de São Paulo fosse coletado e tratado, porque recebe os dejetos de diversas cidades.

Se o rio parasse de receber esgotos não tratados hoje, segundo especialistas, a natureza, sozinha, se encarregaria de deixá-lo pronto para uso em cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário