quarta-feira, 25 de novembro de 2015

'Império' e 'Doce de Mãe' vencem o prêmio Emmy Internacional Cerimônia é conhecida como o Oscar da televisão mundial. 'Império' ganhou na categoria Novela e 'Doce de Mãe', em Comédia.

A TV Globo ganhou mais dois prêmios Emmy Internacional, que é o Oscar da televisão mundial. A cerimônia foi na noite desta segunda-feira (23), em Nova York.

Uma noite gelada em Nova York. O calor veio da alegria de astros e estrelas que atravessaram o tapete vermelho do Emmy Internacional. A turma do Brasil estava confiante.

"Todos com certeza estão lá no Brasil torcendo junto com a gente, que a gente vai levar esse prêmio no final", diz a atriz Adriana Birolli.

É claro que todos eles querem sair da festa com a estatueta nas mãos. Mas para ser bem sincero, só o fato de estar entre os melhores da TV mundial já é um senhor prêmio. Este ano, a TV Globo foi indicada em 3 das 10 categorias do Emmy Internacional. A disputa foi difícil, com 40 indicados de 19 países.

Emílio de Mello estava concorrendo como melhor ator, com o seriado "PSI", exibido pela HBO Brasil. Mas o holandês Maarten Heijmans foi o escolhido dos jurados. "PSI" também disputou o Emmy de melhor série dramática. O prêmio foi para uma produção da França. Mas a noite estava só começando e "Império", de Aguinaldo Silva e direção de núcleo de Rogério Gomes, foi a vencedora na categoria Novela.

A trama mostrou a saga do comendador José Alfredo, interpretado por Alexandre Nero. Rogério Gomes dedicou o prêmio ao colega Roberto Talma, que morreu em abril. E agradeceu o empenho da equipe.

"A gente levar isso é muito orgulho para todos que fizeram parte daquilo ali. Por isso que eu dedico a todas as pessoas. É uma equipe muito grande e sem uma pessoa, uma engrenagem, uma peça daquela, a engrenagem não roda”, afirmou o diretor de núcleo de Império.

A atriz Leandra Leal apresentou uma das categorias. Fernanda Montenegro, que levou o Emmy Internacional de Melhor Atriz em 2013, foi indicada mais uma vez. Ela interpreta Dona Picucha, no seriado “Doce de Mãe”. Desta vez, a vencedora foi Anneke von der Lippe, da Noruega. Mas a cerimônia ainda guardava uma surpresa:

A série “Doce de Mãe” faturou o prêmio na categoria comédia. “Doce de Mãe” é uma coprodução da Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre. A direção de núcleo é de Guel Arraes e o texto é de Jorge Furtado. Jorge dedicou o prêmio a uma pessoa muito especial.

"Eu dedico para Fernanda Montenegro. Essa série foi escrita para ela. Ela é a nossa doce de mãe, e sem ela nada disso seria possível”, afirma o autor e diretor.

Com as vitórias desta segunda-feira (23), a Globo tem agora 14 prêmios Emmy Internacional. O primeiro veio com o musical "A Arca de Noé", dirigido por Augusto César Vanucci. No ano seguinte, venceu o especial "Morte e Vida Severina", com direção de Walter Avancini.

Em 1983, o jornalista Roberto Marinho recebeu o prêmio de "Personalidade Mundial da Televisão". Na estreia da categoria Melhor Novela, o Emmy foi para "Caminho das Índias", de Glória Perez, com direção-geral de Marcos Schechtman.

Dois anos depois, o Jornal Nacional ganhou o Emmy de Jornalismo com a cobertura da retomada do Complexo do Alemão, no Rio, pelas forças de segurança pública. E, na categoria Novela, a vencedora foi "Laços de Sangue", uma coprodução com a SIC, exibida em Portugal.

No ano seguinte, outra novela premiada: a versão de "O Astro" de Janete Clair, com direção-geral de Mauro Mendonça Filho. E também a comédia "A Mulher Invisível", uma coprodução com a Conspiração Filmes, dirigida por Cláudio Torres.

Em 2013, além de Fernanda Montenegro, a novela "Lado a Lado", com texto de João Ximenes Braga e Claudia Lage e dirigida por Vinícius Coimbra, também levou a estatueta.

No ano passado, a novela vencedora foi "Joia Rara", de Duca Rachid e Thelma Guedes, com direção-geral de Amora Mautner. E o presidente do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho, foi reconhecido como "Personalidade Mundial da Televisão". Nesta segunda-feira (23) à noite, as equipes de “Império” e “Doce de Mãe” comemoraram juntas.

“Eu acho que chegar aqui é uma vitória espetacular, diante dessa competição toda que existe hoje no mundo. Mas o trabalho por trás que existe na nossa empresa, de cada funcionário, do empenho de cada um em realizar muito bem o seu trabalho para que isso de fato se concretize aqui na premiação do Emmy, é um esforço maravilhoso de cada um dos funcionários da TV Globo que se realiza através dessa estatueta mundial, que é o Emmy. Mas cada um de nós está, evidentemente, parabenizado com esse prêmio”, diz Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário