sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Os benefícios da corrida para a saúde e o bem-estar

Os benefícios das corridas (muito além dos estéticos!)
Conheça as principais vantagens do esporte para a sua rotina e saúde
Que a prática das corridas é uma ótima forma de incluir exercícios que ajudam no fortalecimento do corpo, bem como na perda das indesejadas gordurinhas, todo mundo já sabe. Porém, o esporte pode trazer muitas outras vantagens para o dia a dia que também ajudam a melhorar a nossa disposição e saúde.
As vantagens da corrida para a saúde e o bem-estar

De acordo com o diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva, Rodrigo Lobo, a corrida pode proporcionar diversos benefícios, como a prevenção de alguma doenças, já que ajuda na redução do percentual de gordura, do colesterol, triglicérides, aumento da massa óssea, regulação da pressão arterial e da glicemia, existindo ainda, outros melhoramentos ao corpo que ainda sequer foram descobertos. “É importante lembrar que os benefícios só poderão ocorrer se os treinos forem bem planejados e administrados, havendo certa regularidade, bem como, a aquisição de bons hábitos paralelamente”, completa Lobo.
Além disso, a corrida ajuda na liberação e regularização de uma série de hormônios, como os relacionados ao humor, autoestima, libido e, até mesmo, no controle da TPM para as mulheres que sofrem mensalmente com esse incômodo. Essa modalidade também auxilia no combate às doenças, melhorando a obstrução de vasos sanguíneos e a captação da glicose – principal açúcar utilizado pelo organismo, o que diminui os riscos de diabetes – e, também, na melhora do sono, graças às substâncias produzidas que relaxam e trazem bem-estar ao organismo.
Esses efeitos são consequências da intensidade e regularidade com que os exercícios são praticados, bem como do engajamento e disciplina do aluno, conforme sugere o diretor da assessoria esportiva.

Cuidado com as lesões!

Para quem estiver interessado a entrar de vez nas corridas, é preciso ficar atento a algumas dicas: antes de se iniciar os treinos, devem ser realizadas as avaliações médicas e físicas essenciais para verificar as necessidades e condições corporais do indivíduo, sendo fundamental o preparo de um bom planejamento de treino focado na individualidade do aluno. Segundo Lobo, os exercícios ainda devem seguir uma progressão gradual de volume e intensidade de acordo com o nível de cada atleta, evitando assim, o surgimento de possíveis lesões.
Quando não há um acompanhamento adequado ou, então, uma adequação entre a capacidade muscular e o treinamento realizado, a chance da pessoa se machucar é muito maior. Para evitar esse tipo de aborrecimento, é primordial que haja um fortalecimento adequado dos músculos e um bom planejamento que leve em consideração alguns objetivos, como treinos e provas a serem realizados a curto, médio e longo prazo.
“Deve haver certa regularidade de treinamento por parte da pessoa, assim como a não variação abrupta de distâncias e intensidades entre as atividades realizadas semanalmente e a manutenção adequada do peso durante os exercícios, evitando, assim, que haja sobrepeso”, garante o treinador.
Como visto, abraçar de vez as corridas pode trazer vantagens que vão muito além da boa forma e fortalecimento muscular, mas também, à mudanças em nossa rotina que fazem toda a diferença para o bem-estar. Porém, antes de entrar de cabeça nesse esporte, não se esqueça de consultar profissionais capacitados que possam analisar a saúde do seu corpo, assim como o treino ideal indicado para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário