segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Prefeitura de Indaiatuba realiza campanha Fique Sabendo de 25 de novembro a 1º de dezembro para lembrar o Dia Mundial da AIDS

Saúde realizará testes de HIV em todas as Unidades e polos do PSF

 

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na quarta-feira, 25a realização de testes rápidos e gratuitos para HIV em todas as Unidade de Saúde e polos e PSFpara lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro. A campanha ‘Fique Sabendo’ será realizada de 25 de novembro a 1º de dezembro, com o apoio do SAE/CTA (Serviços de Atenção Especial e Centro Testagem e Aconselhamento DST/Aids), no horário de funcionamento dos serviços. A iniciativa é da Secretaria da Saúde e tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus do HIV causador da Aids e que é sexualmente transmissível.

A enfermeira e coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona no Hospital Dia, Pamela Cristina Tolbaldini, explicou que a campanha tem por objetivo realizar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus HIV e ampliar o acesso das pessoas que nunca realizaram o teste HIV na vida. O teste é realizado através da saliva ou gota de sangue periférico e o resultado sai em 15 minutos.

Pamela ressaltou que o município a epidemia do HIV/Aids está focada em pessoasheterossexuais, na faixa etária de 20 a 35 anos. “A tendência nacional da epidemia está em adolescentes do sexo masculino homossexuais na faixa etária de 15 a 20 anos. É importante ressaltar que o HIV é uma doença crônica e não tem cura, sendo controlada com o tratamento adequado após o diagnóstico precoce. “A melhor forma de se prevenir é através do uso de camisinha, tanto a masculina quanto a feminina, disponíveis gratuitamente em todas as Unidades de Saúde”.

Outra informação da coordenadora é que dia 25 de novembro, a Saúde fará uma ação extra muros. Uma equipe ficará no Poupa Tempo de Indaiatuba para atender os interessados. “A pessoa que estiver no local e quiser fazer o exame será atendido e receberá todas as orientações. E saberá o resultado na hora.

O tratamento de HIV/Aids é realizado no município é realizado no SAE/CTA, localizado no Hospital Dia, com uma equipe com uma equipe multidisciplinar, que conta com 12 profissionaissendo três médicas infectologistas, uma pneumologista, uma psicóloga, duas enfermeiras, uma farmacêutica, uma assistente social e três técnicas de enfermagem.

Vale ressaltar que o HIV é quando a pessoa está infectada com o vírus, mas não manifestou nenhuma doença relacionado à Aids. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. Esse vírus ataca as células de defesa do corpo humano, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.

A Saúde fará a distribuição de 28.800 preservativos, masculinos e femininos e lubrificantes e com 33.750 testes disponíveis.

Em 2014, Indaiatuba registrou 30 casos HIV/Aids em homossexuais e 4 casos e 2015, até julho.

Foram 56 casos notificados de HIV/Aids em heterossexuais em 2014 e 10 casos em 2015.

Foram 43 casos de HIV em 2014 e 03 casos em 2015. Foram 50 casos de Aids em 2014 e 19 caos em 2015 até julho. De julho de 2014 a julho de 2015 são 115 casos.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário