quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Recuperação pós treino

Vamos continuar focando sobre a importância de uma boa recuperação pós treino, afinal, todo corpo merece e necessita de um tempo de descanso para que cada um possa obter um ótimo resultado. 


Por isso, alguns fatores como a condição física, volume e intensidade do exercício e também a familiaridade com o exercício que está sendo realizado conta muito na hora da atividade física "Por exemplo, se você está em ótima forma e faz duas séries de supino reto com peso leve, sua musculatura peitoral dificilmente ficará dolorida no dia seguinte, e em tese você poderá se exercitar sem problemas.", é o que explica o professor de educação física e personal trainer, Marcelo Stifter, e acrescenta, "Com um volume de treino maior (séries e repetições), e também intensidade (peso), como por exemplo, 4 séries de 12 repetições com peso pesado e movimentos com os quais você ainda não se acostumou, boas chances de sua musculatura peitoral ficar dolorida não só no dia seguinte, mas por alguns dias.Finalmente, também depende da intensidade metabólica do seu exercício. Se você faz agachamentos e levantamento terra pesadíssimos na segunda, provavelmente é uma boa idéia passar alguns dias sem fazê-los, porque eles exigem muito não só dos seus músculos, como do seu sistema nervoso."


O mesmo raciocínio se aplica a corrida, onde o seu condicionamento físico é particularmente importate. Por exemplo, alguns maratonistas podem correr mais de 150 km por semana, e praticamente não precisam descansar entre as corridas. Por outro lado, um corredor de final de semana pode tentar correr 30 km em uma semana, ou mudar o estímulo correndo em subida, o que pode causar uma dor muscular muito intensa e requerer uma recuperação pós treino maior.

Fatores que prejudicam a recuperação pós treino.

 

Os 3 maiores fatores que prejudicam a recuperação pos treino são:

1- Falta de sono: se você dorme pouco, provavelmente terá episódios piores e mais longos de dor muscular.

2- Nutrição inadequada: Sem hidratação ou uma nutrição adequada, por exemplo, com teor insuficiente de potássio ou proteínas, a dor muscular pode ser mais intensa.

3- Overtraining: Se você se exercitar intensamente e sem descanso, a dor pode ser pior

Dessa forma, você deve fazer uso de um programa progressivo de exercícios físicos, onde estes se tornem cada vez mais intensos e difíceis, porém em um ritmo controlado ao longo do tempo.


Na próxima semana que vem falaremos sobre alimentação, fiquem ligadinhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário