sábado, 25 de outubro de 2014

25 de outubro Dia do Cirurgião Dentista

Há quase 130 anos, o 25 de outubro é celebrado como o dia do profissional da Odontologia. A data de séculos passados faz referência ao decreto 9.311 assinado em 1884, que criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia do Brasil, localizados no Rio de Janeiro e na Bahia. Posteriormente, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista no país.
De acordo com pesquisas relacionadas à área, a Odontologia tem avançado muito nos últimos anos devido à incorporação de novas tecnologias. Hoje, alguns procedimentos se tornaram menos invasivos e oferecem mais conforto, menos dor e mais qualidade de vida ao paciente.
Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a implementação de programas como o Brasil Sorridente, lançado em 2004, e a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) bucal contribuem para melhorar o acesso e o atendimento da população. Dados apontam que 35% dos brasileiros possuem alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico. Outros avanços dizem respeito às novas opções de tratamento odontológico, como a ortodontia e o implante dentário, disponíveis nas unidades de saúde e nos centros especializados de saúde bucal, os chamados CEOs.
A Odontologia nos últimos anos tem “fundamentado numa nova maneira de atuação sobre o processo saúde–doença, com ênfase na proteção e a promoção além do atendimento domiciliar, definindo área de abrangência, equipe multiprofissional, ação preventiva e de promoção da saúde a partir de prioridades epidemiológicas da área adstrita e PNSB”, informou.
A participação da categoria dentro do Controle Social significa estar presente em espaços importantes para o desenvolvimento da saúde bucal, como exemplo a instituição do Programa Brasil Sorridente Indígena, criado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) com forte apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS). “Esta é a primeira política nacional elaborada especialmente para tratar da 
saúde bucal desses povos, executado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dseis)”.
A saúde dos dentes não significa apenas um belo sorriso. Responsável por aguçar os sentidos do nosso paladar, a falta de cuidado e a higiene com a boca e com os dentes podem causar ou piorar problemas no coração, infecções respiratórias e até a osteoporose. Para nos lembrar da importância da saúde bucal, o dia 25 de Outubro foi consagrado como o Dia Nacional da Saúde Bucal.


Juramento de Hipócrates

“Prometo que, ao exercer a Odontologia, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da 
caridade e da ciência; nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre, a minha vida e a minha arte, de boa reputação entre os homens”.


Juramento da Organização Mundial de Saúde

“No momento em que sou admitido como Cirurgião-Dentista, juro: consagrar minha vida a serviço da humanidade; ter para com os meus mestres respeito e gratidão; exercer a minha profissão com dignidade e consciência; ter a saúde do meu paciente como a minha maior preocupação; respeitar os segredos que me forem confiados; manter por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da Odontologia; considerar meus colegas como irmãos; jamais permitir que preconceitos de religião, nacionalidade, raça, credo político ou situação social se interponha entre os meus deveres e meu paciente; conservar o máximo de respeito pela vida humana; nunca utilizar meus conhecimentos contra a lei dos homens. Faço este juramento para honra minha, solene e livremente”.




Parabéns a todos os Cirurgiões Dentistas



Dia do Dentista



Nenhum comentário:

Postar um comentário