quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dermatologia: Novidades anti-envelhecimento



Muitas pessoas buscam tratamentos que sejam capazes de rejuvenescer e retirar manchas de sol, a fim de deixar a pele cada vez melhor. Visando o bem estar das mulheres adeptas a ditadura da beleza que diz que a mulher para ser bonita deve se cuidar de modo a não deixar sua pele envelhecer com o passar dos anos, por isso a Drª Luciana Guizo mostra alguns tratamentos que não há a necessidade de cirurgia plástica, como o laser ablativo. “CO2 Fracionado trata a flacidez da pele através do estimulo de colágeno, poros dilatados, melhora desde rugas finas até mais profundas.” este procedimento pode 
ser realizado também quando há cicatrizes de acne ou qualquer área que contenha alguma marca “É utilizado também em cicatrizes de acne, queimaduras, queloides, estrias. Pode ser feito em qualquer área do corpo como face, pescoço, colo, mãos, braços.”, explica. 

Além deste método também podem ser aplicados preenchimentos de ácido hialuronico “O tratamento injetável com ácido hialuronico, que hoje tem várias densidades desde o mais fino que promove uma hidratação da pele como a técnica de skin booster, até os médios os quais são utilizados para correção de olheiras como os mais densos que preenchem rugas, sulcos chegando a aumentar o volume de algumas regiões como malar, mento, mãos e podendo até ser usado para a correção de imperfeições nasais.”, diz.

Mas, para quem quer tratamentos mais avançados podem aderir a aplicação da toxina botulínica ou mais popularmente conhecida como botox, que é indicado com a finalidade de retirar marcas de expressão profundas e é usualmente aplicado em pessoas que apresentam rugas de expressão precocemente. Assim como este procedimento, existem outros como o Sculptra que faz a restauração e aumento da espessura da pele e também o Radiesse, que é uma substancia a base de hidroxiapatita de cálcio, sendo bioestimuladora, a qual é indicada para a correção de sulcos e rugas,os volumizadores e estimuladores de colágenos como Sculptra e o Radiesse além da face podem ser aplicados no corpo, por exemplo: àreas flácidas se braços, glúteos, coxas, abdômen e pescoço. Hoje em dia já existe pontos avançados de aplicações de toxina butolínica, pontua Drª Luciana.

Como descobrir se é, apenas, mancha ou é vitiligo?

As vezes, para algumas pessoas uma mancha branca pode ser apenas um sinal de ressecamento da pele ou ocasionada pelo sol, mas é importante ressaltar que o vitiligo não se apresenta apenas como manchas grandes e sim, pode-se apresentar como uma lesão muito pequena.

Porém, não se preocupem, há tratamento para isso. Se descoberta no estágio inicial, quando está se formando ainda, você não pode curá-lo, mas sim, controla-lo de forma a evitar o crescimento destas manchas. A drª Luciana Guizo explica sobre o processo desta doença “A descoberta do vitiligo se dá quando já se visualiza uma mácula (mancha) branca precocemente principalmente em áreas de extremidades (mãos, dedos), periorificiais; como por exemplo região perineal, olhos, boca, ouvidos, e em áreas após um trauma. Ele pode surgir após stress emocional.Quando se faz diagnostico, deve-se fazer investigação de patologias na tireoide com exames laboratoriais e US (Ultrassom) tireoide.Existem muitos casos de vitiligo associado à essas patologias, e assim deve-se normalizar o funcionamento da tireoide para que o vitiligo fique mais sob controle.”

Câncer de pele

Tomar sol é muito bom, principalmente no verão curtindo uma praia ou piscina, mas deve-se ter muito cuidado antes de se expor aos raios solares, pois eles podem causar o câncer de pele, queimaduras solares e envelhecimento. Existe três tipos de câncer de pele, embora o melanoma não seja muito comum, ele é o mais perigoso “O Melanoma é a forma menos comum de câncer de pele, porém é a mais perigosa sendo responsável por 75% das mortes por câncer cutâneo. Portanto, a conscientização e detecção precoce é muito importante.” é o que explica a dermatologista.

Este tipo de câncer pode se apresentar de várias maneiras distintas “O câncer de pele aparece como lesão crônica, avermelhada, forma crosta, sangra e não regride. Geralmente surge em áreas mais fotoexpostas como região nasal, orelhas, face, colo, braços; nestes casos, geralmente, são os cânceres mais comuns, já o melanoma é importante  observar alterações nas "pintas" do corpo e conhecer: Assimetria: lesões assimétrica;Bordas: Tendem a ser irregulares; Cor: tem uma variedade de cores; Diâmentro: tamanho da lesão aproximada do melanoma maior que 6mm de diâmetro.”

Vale ressaltar que algumas medidas de prevenção podem minimizar o risco desta doença como evitar a exposição solar entre 10 e 15h (considerando o horário de verão), utilizar de sombras de arvores ou guarda-sóis e tendas, aplicar protetor solar ao menos 15 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada duas horas, fazer uso de roupas protetoras, chapéus, bonés e óculos de sol e manter os lábios com uso continuo de protetores labiais.




Dra Luciana Guizo





LÚNICA
 Saúde - Laser - Estética


Nenhum comentário:

Postar um comentário