sábado, 4 de outubro de 2014

Eleições: algumas informações que o eleitor deve saber antes de votar

Neste domingo, 142.822.046 brasileiros estão aptos a votar, além da Presidência, estão em jogo nas eleições deste ano os cargos de 27 governadores das unidades federativas, 27 cadeiras do Senado, 513 vagas de deputado federal e mais de mil cadeiras de deputado estadual.

Tire suas dúvidas e saiba o que fazer para votar, conheça as regras eleitorais, as funções dos cargos em disputa e os candidatos barrados pela lei da Ficha Limpa.
Algumas informações que você precisa saber antes de votar:
Onde votar: antes de sair de casa para vota, confirme seu local de votação no site do Tribunal Superior Eleitora (TSE). O título de eleitor informa a zona eleitoral e a seção nas quais você esta inscrito.
Que documentos levar: neste domingo o eleitor deve se dirigir até sua seção eleitoral portando o título de eleitor ou um documento com foto, como a carteira de identidade e a carteira de habilitação . O eleitor tem das 8h as 17h para registrar o voto na urna.
Quem tem preferência na fila da seção eleitoral: os candidatos, os auxiliares, promotores e servidores da justiça eleitoral, além de policiais militares em serviço, eleitores com mais de 60 anos, enfermos, portadores de necessidades especiais e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Cola eleitoral: para facilitar a votação, o eleitor pode levar consigo os números dos respectivos candidatos que irá votar, para facilitar sua votação na urna eleitoral, lembrando que a votação deste domingo é para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente, nesta ordem.
O que acontece se a urna apresentar defeito: o presidente da mesa providenciará a reparação do problema ou sua substituição. Se o problema persistir , a votação será feita com cédulas de papel até o final.
Propaganda proibida: a partir das 22h deste sábado (4), é proibida a realização de propaganda dos candidatos , o que engloba carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico.
Outras proibições: não é permitido ir até a cabine de votação com aparelho celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Também é proibido distribuir santinho na hora de votar.
Imunidade eleitoral: o código eleitoral garante que nenhum eleitor poderá ser preso ou detido até as 17h de terça-feira. A proibição é a garantia de que o eleitor exercerá o direto do voto sem que ninguém o impeça ou o atrapalhe. As exceções são os casos de flagrante, de sentença criminal por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo conduto.
O efeito dos votos nulos e brancos: são geralmente recursos usados por quem não quer optar por um candidato. Estes votos diminuem a quantidade de votos necessários para a disputa acabar já no primeiro turno.
O que fazer caso de ausência: caso o eleitor não esteja em sua cidade no dia da eleição, ele deverá justificar a ausência em qualquer local de votação no dia do pleito. Caso não faça isto neste domingo (5), o eleitor terá até 60 dias para fazer a justificativa em seu cartório eleitoral, munidos de documentos que comprovem a sua ausência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário