O guarda-chuva segue indispensável até o início de outubro, quando aumenta a ocorrência de raios e “complexos convectivos” — sistemas que provocam chuva em períodos curtos. Incursões de massas de ar frio podem baixar a temperatura, mas a tendência é que, a partir de 15 de outubro, os dias sejam mais secos e quentes: os termômetros podem chegar a 30ºC, conforme previsão da Somar Meteorologia.
Insetos ficam mais ativos e se proliferam
Embora haja a expectativa de formação do El Niño, o que normalmente traz muita chuva à Região Sul, o fenômeno deve ser de baixa intensidade, permitindo um período mais aquecido.
Vai ser uma primavera comum. Com a diminuição das chuvas, o clima vai ficando mais seco e as temperaturas, mais amenas. A previsão para dias de calor é consequência da maior incidência solar, já que os dias começam a ficar mais longos à medida em que se aproxima o verão — diz Thiago Robles, meteorologista da Somar.
A Somar alerta que, com o desabrochar das flores, os insetos também ficam mais ativos e se proliferam. Formigas, baratas, cupins e mosquitos saem da época de dormência (outono e inverno) e aumentam seu metabolismo. A dica é retomar os cuidados em casa e recorrer a serviços de dedetização dos ambientes.
![]() |
Diversidade de espécie de flores surgem com a primavera |
Nenhum comentário:
Postar um comentário