segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Difícil impedir a recessão no Brasil, trabalho para o próximo presidente



Nesta segunda-feira(4), o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp e um dos conselheiros da presidente Dilma Rousseff na área econômica , afirmou que a economia brasileira esta rumo a recessão.
" A gene nao pode se enganar os próximos dois anos serão difíceis",afirmou Belluzzo.
O próximo governo, disse ele, terá que resolver duas encrencas, que são deixar o dólar subir e o reajusto da gasolina.
Terá como impacto relevante estes dois movimentos na inflação ja elevada, de 6,5% , limite fixado pelo governo para o final do ano.
Acarretará o aumento do desemprego que terá impacto direto na população, que e chamada hoje de classe média, que teve ganhos econômicos recentes.
O novo presidente terá que conviver com uma inflação distante da meta que e de 4,5% no ano.
Tanto o reajuste da gasolina, quanto o aumento do dólar são necessários para resolver problemas  econômicos serios.
Para controlar a inflação, foi obrigado a conter o preço da gasolina, o combustível derivado da cana , ficou mais vantajoso para o consumidor, fechando várias usinas que processam o etanol, provocando assim uma crise no setor.
Por este motivo espera-se que o próximo governo corrija o preço da gasolina, ja no caso do dólar , a crise deriva da alta do real frente ao dólar, o que afetou a capacidade de competição das fábricas brasileiras tanto no pais como no exterior. A economia perde a capacidade  de restabelecer o crescimento sem a indústria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário