domingo, 24 de agosto de 2014

Terremoto na Califórnia declara estado de emergência


Nas ultimas 24horas, pelo menos quatro países registraram terremotos, sendo eles, Chile, Estados Unidos, Irã e Islândia sofreram abalos sísmicos entre sábado (23) e domingo (24), mas os casos não estão relacionados.

Dezenas de pessoas ficaram feridas nos Estados Unidos sendo que duas pessoas ficaram feridas gravemente.

Os abalos começaram no sábado, no Chile, quando um abalo de 6,2 na escala Ricther e atingiu a região central do pais.

Chile
O epicentro do terremoto foi a 37 quilômetros ao norte da cidade de Valparaiso, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chule.
No ultimo 1o de abril, um terremoto de 8,2 na escala Ricther atingiu o pais e deixou 8 mortos, hoje , foi descartada a possibilidade de um tsunami.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile descartou a possibilidade de um tsunami. No último dia 1º de abril, um terremoto de 8,2 na escala Ricther atingiu o país e deixou oito 
Estados Unidos

O governador da California(EUA),  Edmund Brown, decretou estado de emergência no vale de Napa, famosa região vinícola ao nordeste de São Francisco, após o forte terremoto de magnitude 6 registrado na madrugada deste domingo (24), que deixou três feridos em situação grave.
Devido aos danos em infra-estrutura, casas e estradas bloqueadas, foi adotada a medida de estado de 
emergência. Além de bloqueios de estradas na região vinícola de Napa, também foram registrados 
vários incêndios, que atingiram uma casa e um trailer, afirmaram as autoridades.

Mike Parness, gestor municipal de Napa declarou que pelo menos três pessoas ficaram gravemente feridas, entre as vítimas, esta um menino que foi atendido em um hospital da área. Ele foi atingido na cabeça por pedaços de uma chaminé, outros 84 feridos foram levados para o Hospital Queen of THE Valley com cortes e hematomas.

Este foi o sismo mais forte na baia de São Franscisco desde o terremoto de Loma Prieta, em 1989, com 6,9 de magnitude.
O tremor aconteceu às 3h20 (7h20 em Brasília), a noroeste da cidade de American Canyon, na Califórnia, a uma profundidade de 10,8 km e a 64 km ao nordeste de São Francisco, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Os edifícios de ladrilhos do centro histórico foram os mais afetados pelo tremor, com fachadas e janelas quebradas, vários prédios da cidade sofreram danos segundo Dorothy Roberts, da Prefeitura de Napa.

Será necessário pelo menos uma semana para resolver os problemas de abastecimento de água, gás e energia elétrica, assim como inspecionar os imóveis afetados, segundo Jack LaRochelle, responsável por obras públicas de Napa.
O USGS, emitiu alerta laranja, alegando que os danos importantes são prováveis e que o desastre  e potencialmente amplo.
Vários acessos a auto-estradas e pelo menos 2 estradas da região de Napa foram fechadas por danos significativos, pela Polícia Rodoviária da Califórnia.

Pede que os motoristas redobrem a cautela ao dirigirem, pois as fendas no asfalto podem furar pneus, as autoridades também estão verificando o estado de uma ponte da auto-estrada 37, perto da localidade Villejo, diante de possíveis danos, informou o canal local de TV KCBS.

A polícia rodoviária de San Francisco está verificando as passarelas e pontes em busca de indícios de danos estruturais e pediu aos moradores que divulguem qualquer problema.

Irã
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (que monitora abalos sísmicos em quase todo o planeta), um terremoto de magnitude 5,2 na escala Richter atingiu a região ocidental de Dezful neste domingo (24), atingiu o  Irã.

Ainda não há informações oficiais sobre o número de mortos ou feridos no Irã. Terremotos são comuns no Irã. Em 2013, um abalo no sul do país deixou pelo menos oito mortos e 59 feridos. 
Islândia 

O último país a ser atingido por terremotos nas últimas 24 horas foi a Islândia. Neste domingo, um terremoto de 5,1 e outro de 5,3 na escala Ricther atingiram o país em uma região próxima ao vulcão Eyjafjallajokull. Não há informações sobre mortos ou feridos por conta do terremoto.
De acordo com Gunnar Gudmundsson, do Serviço Meteorológico Islandês, é difícil saber se os terremotos indicam um aumento do risco de erupção do vulcão. No sábado, o país elevou para vermelho o nível de alerta sobre erupções do Eyjafjallajokull.
O país também alertou sobre o risco para o tráfego aéreo caso uma erupção ocorra. (Com agências internacionais



Nenhum comentário:

Postar um comentário