quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Espetáculo gratuito do Balé de São Paulo neste sábado no Ciaei

Nesta sábado (8), a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, ocorrerá a apresentação do Balé da Cidade de São Paulo, renomeada companhia de dança paulistana, em apresentacao única. A Secretaria Municipal de Cultura que esta proporcionando esta opção de lazer gratuita e de qualidade para a população de Indaiatuba.

Serão apresentadas duas coreografias atuais do grupo no repertório, Abrupto, do coreógrafo brasileiro Alex Soares, e Cantata, do coreógrafo italiano Mauro Bigonzerti, com direção artística de Iracity Cardoso e elenco de 36 bailarinos no total. A entrada é franca e a classificação etária é livre, sem necessidade de retirada antecipada de convites.

Sinopse - Abrupto. retrata o momento de uma catarse - quando agimos por um impulso irracional - e seus desdobramentos - o estado de esgotamento, liberação e ampliação de consciência daquilo que ocorreu. Assim como numa trajetória de vida, também nos confronta com modelos de relações, onde indivíduo e grupo estão conectados de maneira imprevisível.

Sinopse - Cantata é uma explosão coreográfica com as típicas cores vibrantes do sul da Itália. Seus gestos apaixonados e viscerais evocam um tipo de beleza selvagem do Mediterrâneo. Uma dança instintiva e vital que explora as várias facetas da relação entre homem e mulher: sedução, paixão, brigas, ciúme. Homenageia a cultura italiana e a tradição musical, uma obra popular no sentido mais elevado do termo.

Sobre o Balé da Cidade de São Paulo


O Balé da Cidade de São Paulo foi criado em 07 de Fevereiro de 1968, com o nome de Corpo de Baile Municipal. Inicialmente com a proposta de acompanhar as óperas do Theatro Municipal e se apresentar com obras do repertório clássico, teve Johnny Franklin como seu primeiro diretor artístico. Em 1974 sob a direção Antonio Carlos Cardoso, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea, que mantém até hoje. A partir daí tornou-se presença destacada no cenário da dança sul-americana, marcando época por inovar a linguagem e mostrar ao público um elenco afinado. Em 25 de Setembro de 1981 passou a se chamar Balé da Cidade de São Paulo. Nos anos 80, o experimentalismo marcou a trajetória da companhia. Os bailarinos eram encorajados a contribuir com suas próprias ideias coreográficas que resultaram em trabalhos marcantes. A bem sucedida carreira internacional da companhia teve início com sua participação na Bienal de Dança de Lyon, França, em 1996. Desde então suas turnês europeias tem sido aclamadas tanto pela crítica especializada quanto pelo público de todos os grandes teatros onde se apresenta consagrando-a no cenário mundial da dança. Desde 2001 a atuação do Balé da Cidade de São Paulo se estende também em programas de formação de plateia e de ações culturais paralelas, principalmente em mostras didáticas pela cidade de São Paulo, partilhando seu patrimônio artístico com a população da cidade. A longevidade do Balé da Cidade de São Paulo, o rigor e padrão técnico de seu elenco e equipe artística, atraem os mais importantes coreógrafos brasileiros e internacionais interessados em criar obras para seus bailarinos e artistas. O conjunto de suas conquistas demonstra a importância da sua atuação na cultura da cidade de São Paulo, capaz de produzir arte de qualidade para a população da cidade.







Balé da Cidade de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário