quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Mudança profissional na vida adulta

O questionamento pessoal sobre o andamento da atividade profissional pode aparecer em qualquer época da vida. Esse questionamento poderá surgir como um conflito entre a satisfação pessoal, a remuneração e ou status.

Nesse momento a melhor escolha é buscar um Psicoterapeuta para que o cliente possa expor os seus conflitos e problemas que o trabalho está gerando em sua vida pessoal. Esse profissional da linha Comportamental estabelece junto com o cliente um plano de ação a partir de uma anamnese. 

O desenvolvimento do trabalho se dá com o estabelecimento de metas e objetivos a serem vencidos. 

O terapeuta vai avaliar durante as seções o mecanismo de resistências, crenças limitantes, doenças físicas ou emocionais existentes e após o diagnóstico é possível planejar as estratégias de desenvolvimento pessoal.

A investigação do perfil do cliente abre múltiplaspossibilidades de escolhas e caminhos que mais se adequem ao perfil do cliente. Outro aspecto importante a ser investigado é o seu network. Atividades sociais ou voluntárias também são levadas em consideração para ampliar as possibilidades de escolhas do objetivo a ser atingido nesse processo de desenvolvimento pessoal.

Importante também levar em consideração, quando for o caso, as limitações físicas e doenças emocionais associadas. A falta de saúde física e doenças emocionais associadas  limitam as possibilidades de mudança. Mesmo que haja essa dificuldade, com a orientação no desenvolvimento pessoal é possível abrir novas oportunidades de mudança e satisfação pessoal, acima de tudo.

Nesse processo o cliente descobre que satisfação no trabalho equilibra a sua saúde física e vice versa. 

A insatisfação e o conflito, muitas vezes, o levou a um problema de saúde e desequilibrou seu emocional. Este problema, muitas vezes, gerou um afastamento médico, deixando-o inseguro diante da velocidade do mundo atual, fazendo com que ele se sinta deficiente em sua parte técnica, gerando dificuldades no seu emocional.  

Uma das regras do Coatching é não causar danos e portanto em alguns casos a conclusão pode ser que a escolha atual seja a mais adequada para a situação presente e não um novo caminho.

O atual pode ser melhorado e adaptado de forma que o individuo sinta-se equilibrado, contente e 
motivado.

















Dra Angélica Pimentel


Nenhum comentário:

Postar um comentário