terça-feira, 18 de novembro de 2014

Revirada Cultural RMC acontece nos dias 28 e 29 de novembro em Indaiatuba

Nos próximos dias 28 e 29 de novembro acontece em Indaiatuba a 5a edição da Revirada Cultural RMC, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e realização da Câmara Temática de Cultura da Região Metropolitana de Campinas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

O evento tem como objetivo oferecer a população uma mostra de diferentes expressões culturais apresentadas por artistas locais, traz entre os destaques a estreia do curta-metragem “Ultima Página”, produzido pelos alunos da oficina gratuita de roteiros da Cultura, coordenada por Marcos Otero em junho deste ano. Outras atrações incluem espetáculo de rua e apresentações musicais na Praça Dom Pedro II, sempre com entrada franca.

Programação Indaiatuba – 5ª Revirada Cultural RMC
28 de novembro – sexta-feira às 20h – Casarão Pau Preto
Exibição do curta-metragem “Ultima Página” – fruto da oficina gratuita de roteiros oferecida pela Secretaria de Cultura e coordenada por Marcos Otero, o filme aborda a história de um escritor francês, Gauthier Tissot que, após a morte da esposa, não encontra inspiração para escrever. Decide então fazer uma viagem de trem e acaba conhecendo a jovem Nathalie, com quem se identifica pelos conflitos internos, e ambos escrevem uma nova página em suas vidas.
A autoria é dos alunos Lilian Leticia Rodrigues Marques, Sérgio Eduardo Del Corso e Robson Fernandes de Souza. No elenco estão Santo Veiga (que participou do curta A Estrutura da Bolha de Sabão e já contabiliza vários curtas e longas no cinema nacional) e a atriz Erika Domingos, que mora em Indaiatuba e que está também no elenco de Memórias de Papel, de Paulo Evans. Parte das filmagens aconteceu na estação ferroviária de Indaiatuba, com tomadas de cena também em Mairinque e Campinas.
Marcos Otero atua na área independente há 17 anos e já realizou mais de 40 filmes entre curtas, documentários e o longa-metragem “Catarina – A lenda da Loira do Banheiro”. A oficina teve carga horária de 30 horas, com conhecimentos teóricos e práticos para a elaboração de um roteiro de filme.
29 de novembro – sábado – Praça Dom Pedro II
9h – Orquestra de Viola Caipira da Secretaria Municipal de Cultura
10h – Peça “O Desejo de Catirina” – Cia Os Itinerantes
Sinopse: Inspirado na lenda do Auto do Bumba Meu Boi, o espetáculo mistura em seu enredo drama e comédia, em uma fusão de teatro, dança, música e poesia. Na história, Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais famoso da fazenda, obrigando Chico, seu marido, a pegar o boi do patrão e o colocando em um dilema. Como é o primeiro filho, Chico satisfaz seu desejo, mas quando descobre o sumiço do boi de estimação, o patrão obriga-o a trazê-lo de volta, promovendo depois grande festa para celebrar seu retorno e o nascimento da criança.
Direção: Gilson César
Elenco: Aládia Cintra, Danyel Simim Mautinho e Vanessa Viotte
Sonoplastia: Isaur Marcos
Classificação etária livre
Duração 55 minutos
11h – A Velha Arte do Samba
O grupo traz o melhor do bom e velho samba, da seresta, do choro, ressaltando os grandes compositores como Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Pixinguinha, Assis Valente, Dorival Caymi, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, salvaguardando a simplicidade natural da boa música de raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário