quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Túnel Santos-Guarujá ficará submerso a 21 metros de profundidade e terá 1.700 metros de extensão

O túnel, batizado de Submerso, que ligará as cidades de Santos e Guaruja começará a ser construído em 2015, com previsão de termino em 2018. Este túnel ajudará os mais de 17 mil motoristas que trafegam entre essas cidades pelos 40 km da rodovia Cônego Domenico Rangoni, no litoral de São Paulo, o túnel submarino ligando os dois pontos acena com a possibilidade de menos transito e redução de tempo na estrada.
Este projeto começou com uma maqueta de uma ponte em 2010, passou por vários desenhos de túneis de 2012 até agora. O preço da obra também mudou que passou de R$ 1,3 bilhão para orçamento atualizado de R$ 2,8 bilhões e a desapropriação de mais de 4.000 pessoas.
O túnel ficará a 21 metros de profundidade e Teerã 1.700 metros de comprimento, alojado em uma trincheira no leito marinho. O projeto será construído em partes, pois a tecnologia é nova no Brasil. Serão seis módulos, cada um com 20 metros, serão fabricado em uma doca seca que , posteriormente, será inundada, possibilitando assim o deslocamento e o transporte das estruturas.
A escavação da trincheira dentro da água para conseguir a altura exigida de 21 metros de profundidade representará o maior impacto ambiental da obra, segundo Laurence Casagrande Lourenço, presidente da Dersa ( Desenvolvimento Rodoviário S.A). 

Segundo o DNIT (Diretoria de Infra-estrutura Rodoviária), serão retirados cerca de 564.300 metros cúbicos de terra, o que equivaleria a 80.614 caminhões basculantes, que podem transportar 7 m cúbicos por vez.

Este material terá como destino o mesmo local que o material de dragagem de manutenção e de aprofundamento do canal do porto de Santos, já licenciado. E representará apenas 0,6% da 
capacidade total, que é de 9 milhões de m³.
Está previsto que 4.230 pessoas sejam afetadas pela desapropriação de áreas e pela necessidade de reassentamento, tanto em Santos quanto no Guarujá.

Este ainda é um dado preliminar, já que o cadastro de imóveis e das famílias afetadas só poderá ser realizado na próxima fase de detalhamento do projeto, após a edição do Decreto de Utilidade Pública.

Em Santos, o acesso ao túnel situa-se na região do cais de Outeirinhos e, no Guarujá, no distrito de Vicente de Carvalho.
A obra ganhou uma licença ambiental prévia em abril de 2014. Esta licença aprova a localização e a concepção do empreendimento, mas ainda não autoriza a sua instalação. O início da obra está marcado para janeiro de 2015 e deve ter duração de 44 meses.
Quem optar por usar o túnel também pagará um pedágio, assim como já é cobrado para quem usa a rodovia e a balsa. O valor ainda não foi divulgado, mas deve se igualar ao das outras opções de trajeto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário