sábado, 15 de novembro de 2014

Morre aos 85 anos ex-ministro Adib Jatene

Morreu na noite desta sexta-feira (14) aos 85 anos, o medico e ex-ministro da Saúde, Adib Jatene no HCor (Hospital do Coração), em São Paulo, segundo o hospital a causa da morte foi um infarto do miocárdio, chegou ao hospital por volta das 23h e faleceu logo depois, afirmou a assessoria de imprensa do hospital.
O ex-ministro em 24 de setembro deste ano ele já havia sofrido um infarto. Na ocasião, ele também foi  encaminhado para o HCor e retornou á sua casa após recuperação.Em maio de 2012, o médico já havia sido internado com dores no peito e passado por um cateterismo. No procedimento, ele precisou colocar um stent (prótese metálica para a desobstrução de artérias).
Jatene era diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Ele deixa quatro filhos - os também médicos Ieda, Marcelo e Fábio, além da arquiteta Iara - e a esposa Aurice Biscegli Jatene.
Nascido em Xapuri, no Acre, Jatene era filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho. Formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1953, a residência e pôs-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade sob a orientação do professor Euríclides de Jesus Zerbini (1912-1993), pioneiro dos transplantes de coração no país e teve duas passagens pelo Ministério da Saúde.
Em São Paulo, trabalhou no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e como cirurgião no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.
O velório de Jatene será iniciado às 9h30 deste sábado (15) no anfiteatro do hospital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário